terça-feira, 22 de março de 2011

Mais uma Quaresma.

Denovo? O Meu Deus! E agora? É tempo de conversão. É tempo de não comer chocolate! É tempo de ir para confissão. Mas o que Deus quer fazer conosco neste tempo?

Vamos entender um pouco melhor esse tempo. É um tempo liturgico, da Igreja. Um tempo de preparação. Mas preparação para que? A quaresma era um tempo nos primórdios da Igreja utilizado basicamente para a preparação dos catecúmenos que iriam receber os sacramentos de iniciação cristã na Vígilia Pascal. Esse irmãos que passaram por um intenso período de preparação e alguns ritos de iniciação anterior, agora serão batizados, crismados e receberão a primeira comunhão na Vigília Pascal.

Aqui nos Estados Unidos onde moro, o RICA – Rito de Iniciação Cristã de Adultos é bastante utilizado, tanto por pessoas que se convertem ao Catolicismo quanto para pessoas que estava afastadas da Igreja.

Mas voltando para a Quaresma. Liturgicamente o que muda? A cor por litrugica deste tempo é o roxo que significa luto e penitencia. Nas Igrejas deveria ser retirada do altar todas as flores. É um tempo em que as músicas devem ser mais reflexivas, não deveria ter bateria, nem muitos instrumentos. Os instrumentos deveriam se utilizados servem apenas para acompanhar o cantor. Não se canta o glória. As leituras também vão nos ajudar muito a etender esse tempo, principalmente se você tem a graça de participar da missa diária.

A quaresma dura 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas e indo até o Domingo de Ramos. Neste tempo temos três grandes aliados para melhor viver de uma maneira santa: o Jejum, a Esmola e a Oração. Onde o maior intuito é nos aproximar de Deus.

Normalmente neste tempo pensamos em que penitência iremos fazer. Deixar de comer isso, ou aquilo; se desconectar no facebook, msn, orkut etc; não fazer algo que você gosta todas são penitências válidas e boas. Entretanto quando chega a Páscoa comemos todos os chocolates que guardamos durante a quaresma para descontar. (Eu conheço uma pessoa que não come chocolate na quaresma mas guarda todos os chocolates para a Páscoa, será que é válida essa penitência? Pessoalmente acho que não.) Ou passamos 24 horas por dia na Internet. Mas eu faço um convite a você nesta quaresma. Fazer uma penitência que seja útil aos outros. Algo que possa verdadeiramente lhe aproximar de Deus e dos outros.

Acima de tudo a quaresma é um tempo de aproximar-se de Deus. Permita e suplique a Jesus que possa fazer dessa quaresma um tempo diferente de encontro com Ele. Pois Ele pode fazer nova todas as coisas.

Boa e Santa Quaresma. Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário